Generic placeholder image

Parceiros


A missão do IPÊ é desenvolver e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento socioeconômico através de ciência, educação e negócios sustentáveis.


O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma das maiores ONGs socioambientais do Brasil e trabalha há mais de 15 anos pela conservação da biodiversidade. O Instituto desenvolve cerca de 30 projetos de conservação e desenvolvimento socioambiental, em diferentes locais do Brasil: Parque Nacional do Superagüi (PR), Pontal do Paranapanema, Nazaré Paulista e extremo litoral sul do estado (SP), Estação Ecológica de Anavilhanas (AM) e Pará (PA). Nessas regiões, o IPÊ atua com pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, com abordagem inovadora e participativa, buscando harmonizar as relações dos seres humanos e natureza, restauração de habitats, extensionismo rural, ecoturismo com base comunitária e geração de renda por meio de práticas sustentáveis. O IPÊ tem hoje cerca de 100 integrantes. Atualmente conta com 12 mestres, 04 mestrandos, 04 doutores e 07 doutorandos. Além disso, investe em estagiários, que muitas vezes acabam fazendo parte da equipe, assim que terminam a graduação. O IPÊ também possui em sua sede (Nazaré Paulista) um centro de treinamento e capacitação de profissionais para o trabalho com conservação, o CBBC - Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, que já capacitou por meio de cursos de curta duração mais de 800 alunos do Brasil e exterior.


Os trabalhos desenvolvidos pelo IPÊ têm obtido resultados expressivos e são reconhecidos pelo número de prêmios recebidos nos últimos anos. Entre eles, o Withley Gold Award (2000 e 2002) e o prêmio Especial Super Ecologia, da revista Superinteressante (2004), Rolex Award (2004), Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social (2005) e Prêmio Ford de Conservação Ambiental (2006).


Para maiores informações, visite: www.ipe.org.br